Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Média móvel

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Média móvel

O que é?

O recurso de média móvel do Excel é um assistente para a obtenção de médias móveis em séries temporais. A média aritmética comum é calculada levando em consideração todos os elementos de uma série de dados; já a média móvel é calculada em intervalos fixos: por exemplo, ao analisarmos as temperaturas no último ano, a média móvel poderia ser uma série de dados onde cada valor é a média dos últimos trinta dias. A média móvel é útil na identificação de oscilações e de tendências de crescimento ou queda em uma série de dados.

Para ativar o recurso de média móvel no Excel, você deve instalar o suplemento de ferramentas de análise.

Obtendo a média móvel

Neste exemplo, acompanharemos a evolução das ações de uma empresa ao longo de um mês através do estudo das suas médias. Observe a planilha abaixo:

Os dados da tabela acima estão desenhados em um gráfico:

Preencheremos o gráfico acima com uma linha verde que representa a evolução das médias dos últimos cinco dias. Para isso, usaremos o assistente de média móvel do Excel. Se você tem o suplemento de ferramentas de análise instalado, abra o menu ferramentas e escolha o item análise de dados, como na figura abaixo:

Em seguida, escolha o item média móvel na listagem de ferramentas e dê OK:

Uma janela se abrirá com os campos de entrada do assistente:

Você deverá fornecer os seguintes valores:

Você também pode exibir o gráfico da série original e das suas médias móveis marcando a opção "resultado do gráfico", e incluir os erros padrão em um intervalo adjacente ao de saída marcando a opção "erros padrão".

Vamos fornecer o intervalo K5:K26 como série de dados, o valor 5 em intervalo para que cada média seja calculada com base nos últimos cinco dias, e o intervalo M5:M26 como saída. Após fornecer os parâmetros do assistente, clique OK. Observe o resultado:

Pratique!

Note que as médias só são calculadas a partir do quinto dia, já que antes disso não há dados suficientes para o cálculo. A linha verde no gráfico indica a evolução das médias a cada dia: ela permite uma interpretação da série original ignorando pequenas oscilações. Além disso, a tendência de alta fica clara nos pontos em que a curva roxa está acima da verde: isto ocorre a partir do dia 17 (13o. dia).