Cavalcante Consultores – treinamento e consultoria em finanças e Excel

Coeficiente de variação

Cavalcante Consultores > Biblioteca de Excel > Coeficiente de variação

O que é?

Em estatística, o coeficiente de variação é uma medida da dispersão de uma amostra em relação à sua média. Ele é útil por estender a análise do desvio padrão, fornecendo uma medida relativa e independente da grandeza com a qual se mede os dados da amostra.

Use o coeficiente de variação, por exemplo, para:

Como obter o coeficiente de variação

Use a seguinte fórmula:

=DESVPAD(valores)/MÉDIA(valores)

Onde valores é a amostra cujo coeficiente de variação desejamos obter. Note que o coeficiente de variação é adimensional, uma vez que o desvio padrão da amostra possui as mesmas dimensões da média.

Exemplo

No exemplo a seguir, utilizaremos o coeficiente de variação para analisar, de forma bastante superficial, a variação nas cotações de ações de três empresas ao longo de três semanas. Observe a planilha abaixo:

Na planilha acima, não é uma boa idéia utilizar o desvio padrão para comparar as variações nas cotações: por exemplo, o desvio em ASSC é maior que em CAVC e CONS, mas há uma grande diferença entre as médias das outras empresas no período e a sua. Nada garante que, proporcionalmente, o desvio em ASSC seja maior que o das outras empresas.

Para descobrir se este é o caso, usaremos o coeficiente de variação para obter os desvios relativos de cada amostra:

Calculando os coeficientes de variação para cada amostra, obtemos o seguinte resultado:

Observe que o coeficiente de variação é dado em forma percentual. Ao compararmos os valores obtidos para cada empresa, podemos afirmar que, apesar do desvio padrão em ASSC ser maior do que o de CONS, suas cotações variam em uma proporção menor.

Pratique!