Cavalcante Consultores

Como Projetar “Rapidamente” Demonstrações Financeiras – Utilizando as informações da Cia Souza Cruz

Como Projetar “Rapidamente” Demonstrações Financeiras – Utilizando as informações da Cia Souza Cruz

Nova metodologia: Aula Presencial + à Distância pelo mesmo investimento de antes

Exclusivo: turmas limitadas a oito participantes

De R$ 2.450 por R$ 1.890!

São Paulo – 16 horas

Clique para conferir condições deste treinamento in company

Solicite uma proposta in company caso tenha cinco ou mais interessados no treinamento.

Público-alvo

Diferenciais deste treinamento


Benefícios esperados

Após o treinamento, você estará capacitado a:


Infraestrutura


Programa completo

Exclusivo: turmas limitadas a oito participantes

Programa do módulo presencial (dezesseis horas)


Parte 1: como projetar demonstrações financeiras

Caso prático 1: Elaborando uma projeção


O participante terá à sua disposição numa planilha uma série de dados para projetar demonstrações financeiras integradas com premissas previamente definidas, e elaborará um balanço, demonstração de resultado e fluxo de caixa. As questões tratadas neste caso prático são as seguintes:

Como projetar as contas do Balanço Patrimonial

Como projetar o Fluxo de Caixa

Apresentação do fluxo de caixa pelo método direto e indireto.

Apresentação do fluxo de caixa livre e o fluxo de caixa para o acionista.

Cálculo dos indicadores de cobertura de juros e serviço da dívida.

Serão discutidos também durante a elaboração deste caso prático os seguintes aspectos:

Caso prático 2: Utilização de planilhas para projeções

O participante terá à sua disposição uma planilha de projeções para realizar a projeção do caso prático 1 de forma automatizada.

O objetivo deste caso é demonstrar a viabilidade da construção de uma planilha que considere todos os aspectos técnicos para a realização de uma projeção integrada.

As questões tratadas neste exemplo são as seguintes:

Caso prático 3: Como elaborar uma projeção rápida através de relações entre contas existentes nas demonstrações financeiras da empresa.

O participante terá à sua disposição uma série de informações a respeito das relações existentes entre as contas de uma empresa. O objetivo deste caso é demonstrar como elaborar uma projeção com base nessas relações relativamente constantes. A questão que será tratada neste exemplo é:

Parte 2: apresentação e adaptação da planilha de projeções usando as informações da Cia Souza Cruz

Nesta parte do treinamento será feita uma apresentação de planilha de projeções desenvolvida pela Cavalcante usando como base as informações da Cia Souza Cruz, e como esta planilha pode ser adaptada para as necessidades do participante. O desenvolvimento desta parte do treinamento será feito dentro da seguinte ordem:


Etapa 1 – Apresentação da planilha de projeções.

Etapa 2 – Caso prático: Treinamento na operação do modelo. O objetivo desta etapa é apresentar a maneira adequada para alimentar e alterar os dados do banco de premissas, de modo que o participante possa operar a planilha de projeção das demonstrações financeiras. O participante terá à sua disposição uma planilha com os 3 últimos balanços da Souza Cruz e uma série de premissas essenciais para fazer um trabalho de projeção: volume de vendas, preços unitários, custos unitários, alíquota de impostos, taxa de juros, investimentos programados, etc. Serão elaboradas projeções para os próximos 5 anos com base nestas demonstrações financeiras e nas premissas dadas, que deverão mostrar-se integradas. A adequação da metodologia adotada no caso prático 1 será comprovada neste caso prático.
A escolha das demonstrações financeiras da Souza Cruz foi de maneira aleatória. Visa apenas tornar o treinamento mais realista e motivador.

Etapa 3 – Vários casos práticos para mostrar como adaptar a planilha base, com as informações da Cia Souza Cruz, às necessidades de cada empresa. O objetivo desta etapa é possibilitar ao participante personalizar a planilha de projeções para as necessidades da sua empresa. Exemplos de adaptações à planilha:

Etapa 4 – Caso Prático: fazendo uma "breve" análise econômica e financeira da Souza Cruz. Neste caso será exercitada por parte dos participantes a capacidade de análise das projeções. Através da planilha de já preenchida com a projeção para 5 anos, serão tratados os seguintes pontos:

Programa do módulo à distância (quatro horas)

O objetivo deste módulo é o aperfeiçoamento do aprendizado obtido na parte presencial com base em casos especialmente preparados para serem trabalhados individualmente pelo participante.

A Cavalcante colocará a disposição do participante todo o material estruturado em planilhas do Microsoft Excel e com um roteiro comentado de soluções, bem como as respostas dos casos práticos.

Casos práticos do módulo à distância

Orientações para o treinamento à distância


Responsáveis pelo treinamento

Vitor Lucats


Coordenador Técnico

Francisco Cavalcante

Local e data

Reserva via internet

Curso: Como Projetar “Rapidamente” Demonstrações Financeiras – Utilizando as informações da Cia Souza Cruz
Nome:
Empresa*:
Email:
Telefone:

* Campo de preenchimento opcional.

Informações e inscrições

Cavalcante Consultores
Av. Paulista, 2006 – Conjuntos 703/705 – Cerqueira César
Telefone: (11) 3524-9222 – Fax: (11) 3524-­9222
paulo@fcavalcante.com.br

Baixe a ficha para inscrição via fax ou email.

Caso não possa assistir o curso, por favor, envie notificação de cancelamento por fax ou email, com um mínimo de dez dias de antecedência. Caso o cancelamento seja efetuado entre dez e dois dias antes do evento, será cobrado 10% do valor pago da inscrição, por conta de gastos administrativos. Passado este período, estaremos impossibilitados de reembolsar alguma importância. Contudo, outra pessoa poderá participar do evento: em tal caso, envie o nome do substituto por fax ou email.

Novidade: Caso tenha de dois a quatro interessados, escolha condições especiais (datas e preços) para fazer este curso em nosso centro de treinamento.

Solicite uma proposta in company caso tenha cinco ou mais interessados no treinamento.

Responsável geral pelo evento: Paulo Zeppelini - (11) 3524-9222